terça-feira, 18 de setembro de 2018

História do Futebol em Évora - Equipas - Football Club "Álvaro Gaspar"


FOOT BALL CLUB «ALVARO GASPAR»
Teve a sua fundação em Setembro de 1915 e desapareceu em fins de Abril de 1920, segundo a notícia do jornal «Democracia do Sul», de 1-5-920. 

Foram seus fundadores: António Serrano, Napoleão Palma, António Madureira, Sérgio Meireles, Manuel Meira Bastas, Manuel Boleto, etc. 

Teve por direcção — António Serrano, Bruno Godinho, António, Sérgio Meireles e Manuel Meira Bastos. Por sede: Rua Bernardo Matos, 56, em casa de António Serrano. 

A sua equipa era de cor branca e vermelha. 

Team: G. Redes — Joaquim Monte; 
defesas — Fernando e Napoleão Palma; 
médios — Costa, Bruno Godinho e Lobo; 
avançados — Manuel Boleto, Freixo, Palma, Manuel Joaquim e Sérgio. 

Disputou vários torneios, o último dos quais foi com o Ateneu Desportivo. Eborense, que perdeu por 5 a 1. 

" ... Com bastante concorrência de espectadores realizaram-se no pretérito domingo dois animados jogos de futebol, em que foram adversários em segundas categorias os grupos da Casa Pia e o Club Álvaro Gaspar, recentemente fundado, e Casa. Pia e o Club Pedestrianista Eborense. 

Às 16 horas o árbitro de 1." grupos, sr. Castro, apita para o começo dó jogo e com surpresa vimos que a linha do Pedestrianista se apresentava reforçada com mais elementos .do Ateneu, Sales e Barreiras. O grupo da Casa Pia dá os hurrhs do estilo, sendo correspondidos pelos seus adversários com o silêncio. Venceram os alunos da Casa. Pia por 3 a 1. "
(Do «Sport Lisboa», de 30-10-915).



Adaptado de
"Subsídios para a História do Futebol em Évora" de Gil do Monte