sexta-feira, 11 de novembro de 2016

História do Futebol em Évora - Equipas - Sport Vitória Académico


Não se conhece ao certo a data da sua fundação mas já em 1910 se praticava futebol no Sport Vitória Académico. Somente em meados de 1912 o futebol teve uma estrutura própria no Liceu de Évora, orientado pelos alunos mais velhos, mas concretamente pelo competentíssimo e entusiasta desportista eborense Augusto Cabeça. 

No entanto, nem só a este desporto os académicos se dedicavam; cultivavam igualmente vários outros desportos, entre os quais contam-se os Sportes Atléticos, em cuja modalidade alcançaram lisonjeiros resultados no campeonatos nacionais, com alguns recordemans.

Possuíram, também, uma esplêndida Tuna, que percorria toda a província com récitas de arte; dedicavam-se, igualmente, com verdadeiro amor à Arte de Talma e deslocaram-se mesmo, com uma embaixada artística, ao país vizinho.

O Atletismo foi introduzido no Liceu, com o Festival Sportivo de 21 de maio de 1911, em benefício da sua Caixa Filantrópica.
Só no ano seguinte é fundado oficialmente o Sport Vitória Académico, na mesma data da Festa Sportiva, em 25 de agosto de 1912, organizada pela Junta de Paróquia da Freguesia de S.Mamede, e em que figurava sob o nome de Academia Eborense.

Em fins de julho de 1914, desaparecia, para fazer a fusão com Ginásio Comércio e Indústria, e deles surgir o Club Atlético União Eborense.
A sua sede era no Liceu de Évora, e patrocinado pelo próprio professorado, que idolatrava a educação física.

Equipa: 
Guarda-redes – Joaquim Monte; 
Defesas – António Cândido (1ºCabo de Cavalaria 5) e Cortez Rosado; 
Meias-defesas – J.Brás, José Fialho e M.Serrão; 
Avançados – J.Pimentel; João Pais, Cabeça Ramos, António Pais e M.Vicente

Equipa (outra formação utilizada em 13/02/1913):
Guarda-redes – Joaquim Monte
Defesas – J.Pimentel e António Cândido
Meias-defesas – J.Brás, João Pais (Capitão) e António Pais
Avançados – Melo e Moura, M.Serrão, Cabeça Ramos, Mário Freixo e José Dores


Adaptado de 
"Subsídios para a História do Futebol em Évora" de Gil do Monte