segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Comunicado da direção do Lusitano Ginásio Clube


Constituía uma promessa eleitoral da actual Direcção do LGC, o restabelecimento dos contactos com o Presidente da sociedade anónima desportiva “Lusitano SAD” e da sua acionista maioritária, no sentido de aferir da possibilidade de ser celebrado um novo Acordo de Parceria, face à resolução unilateral do anterior Acordo, por incumprimento do mesmo.

Nessa perspectiva, no início do corrente mês de Agosto, na sequência de contacto prévio com aquele, ambas as Partes reuniram-se pessoalmente, no propósito de aquilatar da possibilidade de ser alcançado um entendimento que salvaguardasse os interesses do Clube e da sociedade anónima desportiva.

Após tal reunião, o LGC formalizou a apresentação de três propostas alternativas, sendo que uma delas assentaria na aquisição da maioria qualificada do capital social da sociedade anónima desportiva.

Lamentavelmente, todas as propostas apresentadas à acionista maioritária da sociedade anónima desportiva foram rejeitadas e esta entendeu, na sequência, encerrar o diálogo, entretanto, encetado pelo LGC.

Ainda assim, entendeu a Direcção do LGC, numa derradeira tentativa de ser alcançado um Acordo entre o Clube e a acionista maioritária da sociedade anónima desportiva “Lusitano SAD”, apresentar no dia de hoje nova proposta, assente na aquisição de 40% do seu capital social, ficando, deste modo, ambas as partes com 50% do capital social, e assim em posição de igualdade, abdicando o LGC de ficar com uma posição maioritária, como era seu propósito inicial.

Deste modo, quer o LGC, quer a acionista maioritária da sociedade anónima desportiva teriam de, inevitavelmente, procurar consensos e partilhar a gestão financeira e desportiva da “Lusitano SAD”, no que se reporta à sua equipa de futebol sénior, sem prejuízo da aposta na formação do Clube, que tão bons resultados obteve na época desportiva 2018/2019 e da aposta em outros jogadores que, reconhecidamente, correspondam a um acréscimo de qualidade no respectivo plantel, em prol da competitividade do mesmo.

Na proposta hoje apresentada, os pressupostos que o LGC reputa como essenciais para a pacificação das relações entre ambas as Partes, são os seguintes:

- O Presidente do LGC seria igualmente o Presidente do Conselho de Administração da sociedade anónima desportiva “Lusitano SAD”;

- O valor da transmissão de 40% de acções da sócia maioritária a favor do Lusitano Ginásio Clube corresponderia a todo o investimento feito pelo Lusitano Ginásio Clube na época transacta com a equipa de futebol sénior e a todas as despesas inerentes, bem como, a todo o trabalho realizado pelo Lusitano Ginásio Clube na integral gestão desportiva da referida equipa, resultando numa enorme valorização da SAD através dos resultados desportivos alcançados, que permitiram o acesso ao Campeonato de Portugal na presente temporada, com todas as mais-valias associadas a tal promoção.

- O Acordo a firmar entraria em vigor no final da época desportiva 2019/2020, permitindo ao actual Conselho de Administração e estrutura societária da sociedade anónima desportiva diligenciar pelo retorno financeiro a que, porventura, haja lugar, repartindo os lucros em proporção e o reembolso total de suprimentos e empréstimos existentes.

- A sociedade anónima desportiva poderia utilizar o Campo Estrela, nos jogos que irá disputar na época desportiva 2019/2020, após a assinatura do Acordo e antes da sua entrada em vigor.

A Direcção do LGC entendeu tornar pública esta proposta no propósito de, definitivamente, informar e esclarecer os seus sócios e adeptos do actual estado das relações entre ambas as Partes, de uma forma transparente, como será sempre seu apanágio e timbre.

De igual modo, deverá a acionista maioritária da sociedade anónima desportiva, querendo, tornar públicas as razões da sua concordância ou discordância, nomeadamente, no que diz respeito aos pressupostos da proposta ora apresentada e de um possível entendimento entre ambas as partes, esclarecendo de forma cabal o seu entendimento e de forma clara e transparente, até às 13h da próxima sexta-feira, dia 30 de Agosto de 2019.

Naturalmente que qualquer Acordo a celebrar pela Direcção do LGC, terá sempre de ser aprovado, previamente, em sede de Assembleia Geral do Clube, conforme os seus Estatutos.

Mais se informa que também na próxima sexta-feira, dia 30 de Agosto, pelas 19h, terá lugar uma sessão de esclarecimentos no Campo Estrela, aberta a todos os desportistas, adeptos e sócios, assim como à comunicação social, onde será efetuado um balanço do trabalho desenvolvido pela actual Direcção do LGC, desde a sua tomada de posse no dia 31 de Julho de 2019 e analisado o resultado das negociações com a acionista maioritária da sociedade anónima desportiva “Lusitano SAD”.

A Direcção do LGC