quarta-feira, 22 de maio de 2019

Lusitano - SAD e Clube continuam sem entendimento


COMUNICADO

A Direcção do Lusitano Ginásio Clube informa os seus sócios e adeptos do seguinte:

No dia 15 de Julho de 2016, o Lusitano Ginásio Clube e o Lusitano Ginásio Clube, Futebol SAD assinaram um documento denominado “Acordo”.

O “Acordo” teve por objectivo regular os direitos e as obrigações das Partes ao abrigo do D.L. nº.10/2013, de 25 de Janeiro, na sequência da constituição do Lusitano Ginásio Clube, Futebol SAD, em 14 de Julho de 2016.

Nessa perspectiva, consignou-se, nomeadamente, no nº.8, da Cláusula 2ª do “Acordo”, o seguinte:

Com vista à inscrição da SAD nas provas da época de 2016/2017, O LGC transfere desde já a favor daquela todo e qualquer acordo relativo aos jogadores que iriam constituir o seu plantel sénior de futebol, bem como à própria equipa técnica, assumindo a SAD as despesas e compromissos que tinham sido assumidos pelo LGC, nomeadamente a favor da equipa técnica, mais se comprometendo o LGC a apoiar a inscrição na AF Évora da SAD, da equipa, dos dirigentes e da equipa técnica.

Na época desportiva 2018/2019, ao invés das suas obrigações contratualmente estabelecidas, o Lusitano Ginásio Clube, Futebol SAD, nada fez, preparou ou diligenciou, no que diz respeito à participação da sua equipa sénior no respectivo campeonato distrital, Divisão Elite.

O Lusitano Ginásio Clube, Futebol SAD, incumpriu de forma reiterada e sistemática as suas obrigações contratualmente estabelecidas, designadamente, a nível financeiro e a nível desportivo, com particular enfase na época 2018/2019, ora finda.

Atente-se:

O Lusitano Ginásio Clube, Futebol SAD, manifestou junto do Lusitano Ginásio Clube o seu propósito de que fosse este a planear a época desportiva 2018/2019 da equipa sénior e a organizar a mesma, demonstrando total desinteresse em cumprir com tal sua obrigação, visto ser detentora dos respectivos direitos desportivos.

Face a tal estado de situação, a Direcção do Lusitano Ginásio Clube, com extremo esforço, empenho e dedicação, de facto, planeou e organizou a época desportiva, 2018/2019, escolhendo integralmente a equipa técnica e jogadores, prestando-lhe todo o apoio que se reputou por necessário e indispensável à sua participação no campeonato distrital.

E não poderia ter efectuado melhor escolha. O Lusitano Ginásio Clube foi Campeão da Divisão Elite da Associação de Futebol de Évora e ainda vencedor da Taça dos Campeões.

A união dos adeptos e sócios do Lusitano Ginásio Clube foi a senha do sucesso.


Face a tudo quanto acima descrito, entendeu o Lusitano Ginásio Clube que o propósito da celebração do “Acordo” foi grosseiramente incumprido pelo Lusitano Ginásio Clube, Futebol SAD, tendo perdido o interesse na sua manutenção e vigência.

Na sequência, o Lusitano Ginásio Clube procedeu à resolução total e por justa causa do “Acordo”, com efeitos a partir do dia 19 de Maio de 2019. atenta a gravidade do seu incumprimento, patenteado pelo Lusitano Ginásio Clube, Futebol SAD, e das consequências gravosas daí decorrentes.

A Direcção do Lusitano Ginásio Clube encontrava-se legitimada para proceder a tal resolução contratual, conforme deliberação da sua Assembleia Geral realizada no dia 25 de Maio de 2018.

O Lusitano Ginásio Clube assumirá, naturalmente, todas as consequências desportivas que possam vir a advir de tal tomada de posição, porventura, à imagem e semelhança do que sucedeu com o Clube de Futebol “Os Belenenses”.

Por fim, o Lusitano Ginásio Clube não poderia de deixar uma última palavra de profundo agradecimento a todos os seus sócios e adeptos que foram incansáveis no apoio prestado e que teve o condão de despertar a alma Lusitanista.

Um muito obrigado à equipa técnica e atletas que disputaram a Divisão Elite da Associação de Futebol de Évora. Foram um exemplo e um orgulho!

O passado é uma lição. O presente é de união.
O Lusitano Ginásio Clube voltou a ser dono do seu destino e da sua História.