sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

A Associação de Futebol de Évora cumpre, sempre!


A AF Évora emitiu um comunicado oficial que responde às reivindicações dos árbitros. Pode ler o seu comteúdo de seguida:

"No seguimento de notícias vindas a público sobre a indisponibilidade dos árbitros de futebol e futsal para dirigirem jogos por, alegada, falta de pagamento da AFE, vem a direção desta Associação repudiar liminarmente tais acusações. A AFE não esteve, nem está em dívida para com os seus árbitros, no âmbito da sua responsabilidade.

Acontece que até dia 15 de cada mês o Conselho de Arbitragem envia para os serviços da AFE os documentos de despesa de todos os jogos com os Kms conferidos, despoletando depois todo o processo legal de pagamento, nomeadamente a introdução dos Kms na plataforma informatica, o que vaioriginar validação dos respetivo extratos de conta, que são comunicados aos arbitros para conferencia, emissao e entrega de recibos. Mediante a entrega derecibos ou bolsas dá-se o consequente pagamento por parte da AFE, sempre!

Não é verdade que a AFE não pague aos seus árbitros desde Setembro. No final do mês de Novembro a AFE pagou os meses de Setembro e Outubro a todos os árbitros que validaram os extratos de conta e enviaram o respetivo recibo. Naturalmente, por questões legais, a AFE não pode pagar a quem nãocumpre os requisitos legais exigidos, ou sem documento de quitação. Quanto ao mês de dezembro, a AFE recebeu no dia 3 de Janeiro, quintafeira, por parte do Conselho de Arbitragem, os documentos de despesascom os Kms conferidos pelo CA, estando desde aí a tratar de todo o normal processo de pagamento. Lembramos que os documentos deveriam ser entregues até 15 de Dezembro de 2018.

Pelo exposto, a AFE estranha esta tomada de posição por parte dos árbitros, na mesma semana em que se joga o derby histórico da cidade de Évora e quando o pedido de licença por parte dos árbitros é feito ao segundo dia útil depois do envio dos documentos de despesa devidamente conferidos do mês de Novembro, por parte do CA.

Entretanto, a direção da AFE não compreende também o comunicado veiculado pelos Núcleos de Arbitros da Associação de Futebol de Évora, já que na reunião de segunda feira ficou esclarecido o motivo do atraso no pagamento e o mesmo não é divulgado, deixando no ar a ideia que a AFE não pagou por outros motivos.

Ao contrário do que é mencionado pelo árbitro internacional, Luís Godinho, a varios orgãos de comunicação social nacional, o pagamento aos árbitros está assegurado pela AFE, como sempre esteve, amanhã, sexta-feira, mediante a receção dos respetivos recibos.

Esta informação foi revelada no encontro com os núcleos de árbitros, na passada segunda feira, 7 de Janeiro, onde estiveram presentes os presidentes das instituições envolvidas, entre os quais o árbitro internacional, Luís Godinho, pelo que se estranha que tenha referido na sua entrevista, e citamos: "O memorando está assinado, mas a questão dos pagamentos não está assegurada ..."

Contudo, o referido juíz termina a sua entrevista com a verdade que, em concreto, fez despoletar toda esta evitável e lamentável situação, ao admitir que "há árbitros que falham na validação dos extratos de conta". Tudo se resume a isto, e a AFE reitera que é absolutamente alheia a toda esta situação, estando sempre disponível para o diálogo, como sempre tem acontecido, garantindo a assunção de todas as suas responsabilidades, conforme ficou expresso no memorando de entendimento assinado entre as partes e divulgado aos sócios.

A Associação de Futebol de Évora é pessoa de bem e cumpre com as suas responsabilidades com todos, seja o Estado, os seus trabalhadores, prestadores de serviços, clientes ou fornecedores.

A Associação de Futebol de Évora cumpre, sempre!
A bem do Futebol Distrital!

Para ler na integra aqui