sábado, 11 de dezembro de 2010

FC Porto segue em frente na Taça depois de vitória tranquila

Apesar do Juventude de Évora ter o objectivo de retardar o mais tempo possível o primeiro golo do FC Porto, não se esperava que a tarefa dos azuis e brancos fosse muito complicada diante da equipa da segunda divisão.

A jogar no Estádio do Dragão, André Villas-Boas escalou um onze inicial composto por uma mescla de jogadores mais utilizados com outros que ainda procuram ganhar espaço na equipa. Mesmo assim, a dinâmica da equipa foi boa e a partida teve quase sempre sentido único: a baliza defendida por Tiago Martins.

Com isso, o FC Porto confirmou uma vitória tranquila, algo que já se esperava, precisando apenas de 11 minutos para inaugurar o marcador, por intermédio de Falcao. A estratégia do Juventude de Évora foi por água abaixo e com o decorrer do jogo facilmente se percebeu que o segundo golo iria surgir no decorrer do primeiro tempo.

Isso realmente aconteceu aos 39 minutos, quando João Moutinho se estreou a marcar pelo FC Porto, após uma boa jogada de entendimento entre os colombianos Guarin e Falcao.

O 2-0 ao intervalo espelhava o que se tinha passado em campo, onde os dragões foram bastante superiores a um Juventude de Évora que nunca conseguiu incomodar o polaco Kieszek, que realizou o primeiro jogo oficial pelo FC Porto.

Na etapa complementar, a partida foi mais do mesmo e foi sem surpresa que os dragões ampliaram a vantagem aos 69 minutos e aos 84.

O primeiro a festejar foi Álvaro Pereira que, após ter falhado quatro jogos por lesão, regressou à equipa, foi titular e marcou o primeiro golo esta temporada, fazendo o 3-0 diante do Juventude de Évora. Perto do fim foi a vez de Walter, que entrou no decorrer do segundo tempo, deixar a sua marca e afirmar-se ainda mais como o melhor marcador do FC Porto na Taça de Portugal, com quatro golos apontados em três partidas.

O Juventude de Évora não conseguiu criar mossa no Estádio do Dragão e os azuis e brancos estão qualificados para os quartos-de-final da competição. Somam agora o 34º jogo consecutivo sem perder, mantendo-se como a única equipa imbatível na Europa esta época.

As estreias de Kieszek, James e Moutinho

Foram estreias diferentes, mas a partida com o Juventude de Évora foi especial para Kieszek, James Rodriguez e João Moutinho.

O polaco que no início de temporada trocou o Sporting de Braga pelo FC Porto estreou-se a jogar pelos azuis e brancos na partida da Taça de Portugal e não sofreu qualquer golo no primeiro jogo, embora, a bem da verdade, não tenha sido colocado à prova uma única vez.

Por sua vez, James Rodriguez foi titular pela primeira vez e teve diversas ocasiões para marcar na estreia. O jovem colombiano chegou mesmo a ser individualista em vários lances e também teve a ajuda dos companheiros do ataque, que tudo tentaram para que marcasse o primeiro golo de dragão ao peito, mas tal situação acabou por não acontecer.

Ao contrário dos outros dois que tentam convencer Villas-Boas a ceder mais oportunidades, João Moutinho é uma peça fundamental no onze habitual do FC Porto. O ex-jogador do Sporting ainda não tinha marcado qualquer golo desde que trocou Alvalade pelo Dragão, mas, aos 39 minutos, pela primeira vez inseriu o seu nome na lista de marcadores dos azuis e brancos esta temporada.