segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Lusitano procura novo patrocinador

Chegou ao fim a ligação que unia Lusitano e Delta Cafés!

Segundo Manuel Porta, tudo foi tentado para reatar uma ligação de longa data com a Delta Cafés. "Infelizmente, vimo-nos incapazes de chegar ao contacto directo com os responsáveis da Delta Cafés. Todas as informações e contactos foram sempre com assessores dos responsáveis da Delta Cafés, nunca tendo conseguido contactar directamente com os responsáveis. A informação que nos foi veiculada, sem nunca especificar qualquer caso em concreto, vai toda no sentido de uma enorme desilusão e mágoa para com algumas situações ocorridas ainda durante a vigência da anterior direcção. Ainda tentámos fazer valer os argumentos de haver uma nova direcção com uma postura e uma "forma-de-estar" completamente diferentes e o facto de o clube precisar mais do que nunca deste apoio, mas foi absolutamente infrutífero", afirma.

Se no capítulo desportivo, ao nível das camadas jovens e modalidades amadoras, os resultados continuam a ser ao nível de excelência a que já todos os amantes do desporto estão habituados, e no futebol sénior, longe de brilhante, decorre ao nível dos últimos anos, no capítulo financeiro o clube atravessa uma fase absolutamente dramática. "Só nos últimos meses os sócios passaram a ser considerados novamente. As receitas correntes do clube (com quotização ou patrocinadores) foram negligenciadas de forma grosseira pois vivia-se acima das reais possibilidades do clube, apoiando este no aumento virtual das receitas decorrente do recebimento extraordinário dos dinheiros que vinham sendo entregues nos últimos anos por parte da ÉvoUrbe, no âmbito do negócio do projecto imobiliário do Campo Estrela", afiança Manuel Porta.

"A Évorube adiantou dinheiro ao clube até ao limite do seu próprio endividamento, dinheiro esse que deveria ser aplicado em infra-estruturas no Complexo Desportivo da Silveirinha. Em vez do dinheiro proveniente do património imobiliário do clube ser reinvestido naquele que era o projecto que todos conhecíamos para o Complexo Desportivo da Silveirinha, veio este a ser gasto em despesas correntes do clube, inviabilizando a concretização integral do projecto inicial".

A perda da relação de parceria com a Delta Cafés surge numa altura particularmente delicada, pois a própria ÉvoUrbe deixou de poder adiantar qualquer verba ao clube. Conforme foi explicado pelo anterior presidente do Lusitano na última Assembleia Geral antes das últimas eleições em Agosto de 2009, o Lusitano ainda terá algum dinheiro a receber do negócio imobiliário se o índice de construção aplicado para os terrenos do Campo Estrela for idêntico ao da zona da Horta das Figueiras. Caso contrário, será o clube a ter de devolver o dinheiro à ÉvoUrbe em virtude dos valores recebidos antecipadamente.

Atendendo ao decorrer da época desportiva, "Previsivelmente não conseguiremos qualquer outro patrocinador ao nível da Delta Cafés na presente época desportiva de 2009/2010. O clube terá de ser gerido com o máximo de rigor e numa extrema contenção de despesas. De outra forma, não será de todo possível vislumbrar um futuro risonho. Não nos podemos também esquecer que a recuperação da credibilidade desta instituição desportiva também passa pelo pagamento das dívidas de uma longa e pesada lista de credores. Foi esta herança que nos deixaram, mas o Lusitano é uma instituição desportiva quase centenária e com cerca de 450 atletas. O peso social desta instituição é enorme, pelo que vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para tentar inverter esta situação", afirma com convicção o presidente Manuel Porta. "A hora é de cerrar fileiras e agitar a família lusitanista e todos aqueles que amam o desporto. A campanha dos 5.000 sócios está já a produzir resultados notando-se uma pequena mas regular adesão, bem como o interesse manifestado pelas empresas em se associar ao Lusitano. Neste momento já conseguimos obter cerca de 12 acordos de parceria todos eles com reais vantagens para os sócios e outros tantos estão a ser negociados".

"Ainda assim, enquanto lusitanistas, gostaríamos de agradecer à Delta Cafés todo o apoio que sempre deu ao Lusitano ao longo de todos estes anos, pois temos consciência que muito ajudou o clube", afirma Manuel Porta em jeito de conclusão.

Lusitano e Delta Cafés seguem agora caminhos diferentes.

Fonte: Site do clube